você está em:

Copo com água da torneira iluminado com luz azul.

Os riscos de beber água da torneira

Introdução

Quais são os riscos de beber água da torneira? Muitos se perguntam se beber água de torneira faz mal à saúde. Por um lado, ela é considerada própria para o consumo em diversas regiões do Brasil, dependendo do tratamento realizado e da qualidade da água no local.

Mas, ela também pode ter uma qualidade duvidosa, considerando todo o caminho que percorre até chegar na torneira da sua casa, além de outros fatores.

Assim, beber água diretamente da torneira, sem qualquer tipo de procedimento para filtrá-la, pode colocar sua saúde em risco. Nesse artigo vamos explicar os motivos.

Conheça os riscos de beber água da torneira

É possível comprometer a água da torneira de diversas formas. Entre eles, estão o tratamento inadequado, o armazenamento impróprio e o encanamento enferrujado ou sujo.

Além disso, a água pode conter resíduos de medicamentos que não são eliminados pelo tratamento convencional. Isso pode causar problemas de saúde, como garganta seca, mesmo com alta ingestão de líquidos.

Outro risco é o excesso de cloro na água. O consumo prolongado dessa substância pode aumentar o colesterol, causar náuseas e indigestão e até estar relacionado a alguns tipos de câncer. Este artigo, explica os perigos da água com cloro da torneira e como ela afeta sua saúde.

Água da torneira ainda é melhor que água sem tratamento

Água da torneira ainda é melhor que água sem tratamento

Mesmo assim, se comparada à água sem tratamento nenhum, aquela que corre na torneira da sua casa é excelente. Outro ponto é que a água de torneira não irá envenenar você ou produzir quaisquer efeitos imediatos. Mas, bebê-la durante muito tempo pode acarretar sérios danos à saúde.

Na dúvida, é sempre importante considerar as características da água potável como principal critério para decidir se a água é adequada para o seu consumo.

Quais as soluções?

A água mineral pode parecer uma solução plausível, mas deve-se levar em conta diversos fatores que inviabilizam essa opção. A água mineral custa muito mais caro e gera toneladas de lixo com a produção de garrafas plásticas, especialmente as de dois litros ou 500 ml, o que prejudica o meio ambiente. Mas, sua qualidade não supera significativamente a da água da torneira e ainda contém substâncias que podem ser nocivas à saúde.

Além disso, hoje em dia a tecnologia evoluiu e temos soluções muito mais eficientes que a água mineral. O carvão ativado é um elemento muito eficiente para filtragem. Enquanto os filtros desenvolvidos com a tecnologia carbon block filtram todas as impurezas da água da torneira e seu formato em bloco aumenta a vida útil do elemento filtrante. Pois, sua filtragem ocorre de forma uniforme.

Conclusão

Normalmente, as pessoas consideram beber água da torneira uma opção prática. No entanto, a qualidade dessa água não tem 100% de garantia. Pois, fatores como encanamentos antigos, resíduos químicos e excesso de cloro podem comprometer a segurança do consumo diário.

Pensando na sua saúde, a BBI fornece filtros de alta qualidade, que, além de garantirem uma água limpa e boa de beber, ainda são econômica e ecologicamente sustentáveis, tornando-se a melhor opção para consumo de água.  Se você tem dúvida sobre qual tipo de filtro ou purificador responde melhor à sua necessidade, neste texto detalhamos todas as nossas soluções para filtragem de água. Agora você já sabe: água da torneira, só se for filtrada.

Com alta eficiência comprovada na remoção de cloro livre e na retenção de sólidos e sedimentos suspensos na água.

NOSSO BLOG

Com alta eficiência comprovada na remoção de cloro livre e na retenção de sólidos e sedimentos suspensos na água.

Filtração para reuso industrial de água: impactos na eficiência operacional

Filtração ponto de uso para laboratórios e hospitais

Como fazer manutenção preditiva em sistemas de filtração?